CIRCULAR 01 FACENE – ENADE 2016

05.10.2016

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE lançou a campanha #SOMOSTODOSENADE, por meio do site institucional (www.facene.com.br), no qual os acadêmicos encontram informações, atualidades e podem tirar dúvidas sobre os procedimentos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade é um dos pilares da avaliação do Sinaes, criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Aliado aos processos de Avaliação de Cursos e de Avaliação Institucional, o Enade constitui-se importante instrumento de aferição e de promoção da qualidade para os cursos de graduação e para as políticas de educação superior do país.

 

Além de tornar o aluno atuante na avaliação da graduação que cursa, realizar o Enade pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, já que permite que o empregador compare o desempenho da instituição em que o candidato é formado com outros cursos da área no estado, na região e no país. A participação dos acadêmicos também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em cursos de pós-graduação e em residências multidisciplinares. Além disso, o Enade é condição prévia à conclusão de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

 

O Enade é realizado a cada três anos para avaliar as grandes áreas do conhecimento em um calendário previamente estabelecido e programado pelo Ministério da Educação. As últimas avaliações para a área da saúde foram realizadas em 2010 e 2013.

 

Neste ano, serão avaliados pelo Enade 2016 os cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social e Zootecnia, além dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental; e Radiologia.

 

Estarão habilitados para participara do Enade 2016 os alunos:

 

Os passos a serem seguidos pelos alunos que compõem o Enade 2016 são:

 

1 – Preenchimento do Questionário Eletrônico do Estudante – de 20/10/2016 até 04/11/2016, na Coordenação de Enfermagem, no horário das 8h às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

2 – Conhecimento do local de prova e impressão do cartão.

Obs.: A prova será realizada no dia 20/11/2016, com o prévio conhecimento do aluno do local de realização do Enade, munido do RG ou carteira de motorista (originais), devendo o discente se apresentar 45 minutos antes do início da prova, que será realizada às 12 horas (horário de João Pessoa). Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário!

 

Componentes Curriculares da prova do Enade 2016:

Partes Número das questões Peso das questões Peso dos componentes
Formação Geral/ Múltipla Escola 1 a 8 60%  

25%

Formação Geral/ Discursivas 9 e 10 40%
Componente Específico/ Múltipla Escolha 11 a 37 85%  

75%

Componentes Específicos/ Discursivas 38 a 40 15%
Questionário de percepção da Prova 1 a 9

 

Observações importantes:

1 – Verifique se o seu caderno de prova está todo completo.

2 – Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no cartão de resposta.  Caso contrário, avise imediatamente a um dos responsáveis pela aplicação da prova. Você deverá assinar.

3 – A Instituição entregará no local de prova um kit contendo caneta esferográfica preta, lápis, borracha e apontador.

4 – Você terá quatro horas para responder às questões de múltipla escolha e discursivas.

5 – Quando terminar, entregue ao fiscal de sala o seu Cartão-Resposta, a Folha Padrão de Respostas das discursivas.

 

Em seguida, se quiser concorrer aos prêmios propostos, identifique seu caderno de provas e entregue à Comissão da FACENE que estará nos locais de prova.

 

A sua participação é fundamental para todos! Lembre-se de que não será possível receber o diploma sem ter participado do Enade.

 

Procure sua IES, inscreva-se e participe!

 

A Comissão do Enade

VALORIZAR O SEU DIPLOMA É VALORIZAR VOCÊ!

#SOMOSTODOSENADE