Como a nota do Enade pode impactar sua carreira?

10.11.2016

Não pense que pelo fato do foco da avaliação ser a instituição, você não será responsabilizado pelos resultados obtidos. Um péssimo Conceito Enade de uma turma em um curso de graduação pode se refletir negativamente por anos no mercado, manchando a imagem da instituição e — pior do que isso! — o currículo de todos os seus alunos formados, que estarão se digladiando no mercado em busca de consolidação em suas carreiras.

Afinal, qual é a relação entre essa prova e o mercado de trabalho? A relação é imensa. Já há alguns anos, os processos seletivos de muitas empresas de renome vêm incorporando a nota do Enade na avaliação dos candidatos. Profissionais graduados ou estudantes (no caso de um estágio) cuja origem acadêmica se deu em universidades com baixo Conceito Enade tendem a ter maiores dificuldades para se colocar no mercado.

Ou seja, em processos seletivos de alta concorrência e similaridade nos perfis dos candidatos, a nota do Enade pode fazer a diferença no preenchimento de uma vaga. Entendeu a importância?

Alguns impactos que esse exame pode ter em sua vida profissional: